Com o trabalho remoto se tornando cada vez mais comum no Brasil, muitas pessoas acabam construindo um pequeno escritório em casa. Contudo, sem equipamentos e horários de trabalho adequados, alguns riscos à saúde podem ocorrer.
Com isso, a saúde fragilizada resulta em desmotivação, menos produtividade e maior frequência de faltas. Para se precaver dos riscos de uma ergonomia mal avaliada e mal aplicada, continue a leitura!
A ergonomia no ambiente de trabalho proporciona aos colaboradores um ambiente confortável e métodos de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Seu objetivo é desenvolver e aplicar técnicas para permitir que as pessoas se adaptem e trabalhem com eficiência e segurança, resultando em mais conforto.
Segundo a definição, doenças ocupacionais são aquelas que expõem os usuários a riscos ergonômicos, ambientais e de acidentes. Dependendo da atividade, elas acabam alterando a qualidade de vida e bem-estar dos indivíduos, provocando desconfortos e problemas de saúde.
Principalmente por estar em casa, o colaborador passa muitas horas dentro de seu escritório – improvisado – e, na maioria das vezes, permanece o dia inteiro no mesmo espaço e na mesma posição. Os movimentos repetitivos aumentam esse padrão, o que pode trazer riscos aos colaboradores, prejudicar sua saúde física e mental e até causar doenças. A luminosidade inadequada também pode provocar danos aos funcionários, tanto em níveis excessivos de luz como em níveis insuficientes.
Isso significa mais gastos para a empresa, que vão desde despesas com médicos e afastamentos, até maiores índices de absenteísmo e desmotivação da equipe. Listamos outros riscos psicológicos e fisiológicos de uma avaliação ergonômica imprudente e mal aplicada:
- DORT (Doença Osteomusculares Relacionados ao Trabalho);
- Cansaço físico;
- Dores musculares;
- Hipertensão arterial;
- Alteração do sono;
- Vista cansada;
- Diabetes, doenças nervosas;
- Taquicardia;
- Doenças do aparelho digestivo (gastrite e úlcera);
- Tensão e ansiedade;
- Problemas de coluna.
Importância de uma Avaliação Ergonômica
Hoje em dia muitas empresas tiveram que se adaptar ao trabalho remoto para preservar a saúde de seus colaboradores. Porém, muitas casas ainda não dispõem de uma estrutura adequada para a permanência em frente ao computador por 8 horas diárias, o que pode comprometer a saúde dos colaboradores.
Por isso, pensando sempre na inovação e na qualidade de vida, a CIMED traz para as empresas o seu mais novo serviço de suporte ergonômico para home office por telemedicina.
O ergonomista atende a todas as prescrições na NR-17 Ergonomia para avaliar o posto de trabalhado do colaborador e realizar as mudanças necessárias, indicando exercícios e orientando, sempre com o objetivo de minimizar surgimentos de queixas e acometimento de doenças osteomusculares.